Saturday 9 January 2010

PELT - Programa Escolas Livres de Tabaco


Porque não nos esquecemos que, a nível mundial, o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável (WHO Report on the Global Tobacco Epidemic, 2009), e estamos conscientes do papel determinante da Escola na Promoção da Saúde...

com o ano novo, voltam as velhas "batalhas";)


Vamos começar um novo ciclo do PELT - Programa Escolas Livres de Tabaco, mais uma iniciativa da ARS Norte em parceria com a DREN. Este mês, os alunos do 7º ano vão responder ao questionário de pré-avaliação, para que, assim que os respectivos professores recebam  uma pequena formação/apresentação das actividades, possa ter início a aplicação dos programas "Querer é poder I" e "Querer é poder II".
O PELT contempla formação a Encarregados de Educação, professores e pessoal não docente, numa tentativa de motivar todos os intervenientes na formação dos nossos jovens a contribuírem para o consolidar das 12 sessões, planificadas nos manuais "Querer é Poder", que serão implementadas ao longo dos 3 anos do 3º ciclo em período lectivo (aulas de Formação Cívica).
A formação para pais levada a efeito em 2008 por Fátima Bastos (Médica - Saúde Pública) e Arminda Azevedo (Enfermeira - Saúde Pública) contou com a presença de 98 Encarregados de Educação, um número a que não será alheio o facto da formação ter decorrido no dia de Entrega de Avaliações. Ao responder ao questionário de avaliação da pequena sessão, 45 EE utilizaram o espaço destinado a comentários/sugestões para manifestar o seu apoio - que é fundamental - à implementação do Programa.

No comments:

Post a Comment