Thursday 30 July 2009

"Mãos Limpas" ready... set GOOO! a abrir caminho para 09/10

Todos os programas que visam a promoção de hábitos saudáveis, e que são desenvolvidos de forma estruturada, consistente, e com participação activa dos jovens são pertinentes e actuam como pilares na sua formação.
O "Mãos Limpas" foi especial...
- desde logo pelo nome, propício a trocadilhos, que facilitou a sua divulgação entre os actores mais velhos;)
- ao longo do ano, pelo empenho demonstrado por parte dos jovens de 9º ano que o adoptaram e ajudaram a crescer, crescendo também eles, em espírito de equipa, organização, responsabilidade e autonomia... mostraram ser GRANDES;)
- por fim, perto da sua conclusão, o mãos limpas mostrou-se mais útil e actual do que nunca devido aos alertas de prevenção face à pandemia de gripe.


Este "reconhecimento" social tornou os jovens tão orgulhosos e tão mais conscientes da importância do seu trabalho que, armados de enormes sorrisos estampados no rosto, e a transpirar boa disposição, compareceram na escola durante 4 manhãs, já no seu período de férias de Verão. A missão, que se revelou nada impossível, era partilhar, com as mais de 200 crianças que vão frequentar a nossa escola pela primeira vez no próximo ano lectivo, as dicas da etiqueta respiratória e os truques para uma higiene das mãos à prova de microscópio;)



Saudável foi, também, a iniciativa da direcção pedagógica ao antecipar a semana de apresentações dos futuros pupilos de 5º ano para Julho... as crianças de 10 anos que constituem as oito novas turmas tiveram a escola para si durante quatro emocionantes dias... conheceram os professores novos, o ritmo das trocas a cada 90 minutos, o cartão e a compra das senhas para o bar e almoço... actividades na biblioteca e no centro de recursos... com todo o espaço, físico e temporal, para se ambientarem e adaptarem, para lhe "tomarem o pulso", sentirem a escola como sua... Tudo sob os olhares atentos das madrinhas e padrinhos - alunos que passaram para o 6º ano.

Sorrisos partilhados pelos corredores :-)

just as it should be!

No comments:

Post a Comment