Num gesto rotineiro de espreitar as novidades, pensando na PES, acabo de abrir, mais uma vez, o site SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA da DGS.
Desta vez, prendeu a minha atenção o slogan SABER MAIS | DECIDIR MELHOR :) tempestade mental imediata, decido substituir o giz e o quadro de outros brainstormings pelo teclado do mac, e anotar aqui, neste meu espaço de partilha, que isto de partilhar destila PES por todos os poros, não é? ;)))
Antes de mais, e agora que a ES vai finalmente ser, como deve, transversal, sustentada, continuada, com rigor, ao longo do percurso escolar de 12 anos, de acordo com a Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010, é importante sublinhar que:
- SIM, os professores (com formação mínima na área da PES) SABEM que as questões nem sempre são o que parecem, e não se atiram de cabeça em explicações para lá das necessidades/capacidades da criança ou adolescente.
A saúde é um daqueles temas onde nós insistimos em devolver a questão;)
Temos também consciência de outras duas coisas que nos motivam e que me parecem particularmente importantes:
2. A ES é efectivamente transversal. Está camuflada em muitos conteúdos das mais diversas disciplinas ao longo dos 12 anos do percurso escolar pré-universitário. Só se está a pedir, no fundo, a articulação entre os elementos da equipa pedagógica, em colaboração com os Encarregados de Educação, para que se trace um projecto de Educação para a Saúde adequado, coerente e adaptado às necessidades de cada turma, como um todo, e dos seus elementos, enquanto seres únicos e com características particulares que são.
PES - Promoção e Educação para a Saúde
ES - Educação Sexual
No comments:
Post a Comment