Wednesday, 23 September 2009

prevenção... faseada e diversificada... hard task?

As escolas têm tido uma ajuda fantástica nesta tarefa, nada simples, que é mudar os hábitos dos adolescentes no que diz respeito à etiqueta respiratória...


tem sido esta sintonia perfeita entre os alertas e exemplos transmitidos pelos professores, pelos meios de comunicação social, e pelos técnicos de saúde que tem levado a bom porto esta missão...


  • a lavagem mais frequente das mãos, seguindo com maior ou menor habilidade regras específicas;
  • o não tossir para as mãos;
  • a não reutilização dos lenços de papel;


são hábitos que se estão a disseminar mais rápido do que o próprio vírus;)


e ainda bem...


fica a esperança de que esta união se volte a repetir em tantos outros temas: os bons hábitos alimentares, o repouso, a actividade física, uma sexualidade consciente, um projecto de vida livre de dependências, etc. etc. etc. etc. etc.



até lá, lembro-me que um cartaz se torna invisível ao fim de alguns dias... e que os nossos adolescentes têm que receber estímulos diversificados se queremos manter o seu nível de interesse por determinado tema...


15 dias depois da campanha informativa levada a efeito pelos Directores de Turma,


vamos pedir ajuda aos Encarregados de Educação;) teremos agora os pais a trabalhar a segunda fase, com campos de acção fundamentais:


- etiqueta respiratória
- repouso suficiente
- nutrição adequada
- actividade física regular


a quinzena seguinte, está neste momento no forno, ando à procura de ingredientes como o que se segue nas prateleiras do youtube, e vou ter novamente os Directores de Turma no comando do fogão;)





A utilizar também, sem dúvida, O Nuno escapa à Gripe A: livro digital que pode ser um recurso atractivo para os mais novos;)

-> LER

Os professores de Francês, Inglês e Espanhol, podem também ter aqui um papel determinante, outros 15 dias depois com recurso ao folheto da DGS Gripe A(H1N1)v - informação em Português, Inglês, Francês e Espanhol ;)

good work;)

No comments:

Post a Comment