O "Mãos Limpas" foi especial...
Sorrisos partilhados pelos corredores :-)
just as it should be!
Saúde Escolar: Go Girl!! - a "menina dos meus olhos", tal como eu a vou entendendo...
A cinco dias das “férias grandes”, em período de balanço de mais um ano lectivo, enquanto organizo os esquissos entretanto traçados para a tela que se inaugura em Setembro, e que se quer de todas as cores, continuo de mãos dadas com a Educação Sexual.
No topo da pilha de papéis que aguarda transformação em relatório final, encontram-se os registos dos Directores de Turma sobre as suas actividades na área da PES (Promoção e Educação para a Saúde). Quando os folheio... vão-me dizendo... uns quase ao ouvido... outros de peito aberto e cabeça erguida: estamos a FAZER :)))
Tão Bom!!!
Lembro-me, SEMPRE, que o que parece estar agora a começar, nasceu em 1984 com o estado a garantir o direito à educação sexual como direito fundamental à Educação (Lei nº3/84, de 24 de Março).
Fiz 10 anos no dia seguinte. Hoje, ¼ de século depois, continua a parecer novidade.
Encaro, com confiança, o começar de uma nova etapa, mais uma, agora que a escola aderiu ao PRESSE.
Dia 6 de Abril, já aqui disse, toda curiosa e entusiasmada
“Vem aí o PRESSE - Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar...”
Ficam então mais detalhes, menos curiosos, mais seguros, com outro tipo de dúvidas, é certo, mas com renovado entusiasmo:
O PRESSE nasceu assim,
no seio de uma equipa multidisciplinar, com duas grandes finalidades:
“Contribuir para a diminuição dos comportamentos de risco e para o aumento dos factores de protecção em relação à sexualidade, dos alunos do 2º ciclo da região norte;”
“Contribuir
para a inclusão nos projectos educativos e nos currículos das escolas com 2º ciclo, da região norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.”
78 escolas (entre novas e piloto) vão trabalhar, seguindo metodologia de projecto, em três fases:
Finda a primeira fase, ficou-me a imagem da ciência aliada à sensibilidade, de encontro às reais necessidades e dúvidas das nossas crianças de 10 anos.
SEXUALIDADE não é (só) SEXO ;)